ACERVO


O PROJETO
Gradis do Recôncavo é uma pesquisa visual e fotográfica que registra antigos gradis de ferro comuns em portões e sacadas de edificações das cidades de Salvador e Cachoeira, Bahia. O projeto busca registrar os variados designs presentes nos gradis e identificar possíveis similaridades com símbolos adinkras, conjunto de ideogramas pertecentes à cultura africana do povo Akan.
Além do registro arquitetônico, a pesquisa busca, a partir de um olhar decolonial, recontextualizar a memória da diáspora africana na arquitetura brasileira, diante das contribuições de ferreiros e serralheiros, entre outros trabalhadores responsáveis pela a construção do país.
O projeto Gradis do Recôncavo foi idealizado pela pesquisadora Bartira Lôbo, designer e mestre em artes visuais pela UFBA/PPGAV e une a pesquisa sobre a diáspora africana na Bahia e a influência desta na identidade e memória do patrimônio cultural brasileiro. Em parceria neste projeto, o fotógrafo Diogo Andrade empresta suas lentes e seu olhar no mapeamento dos gradis nas cidades de Salvador e Cachoeira - BA.